PLANEJANDO MINHA SESSÃO FOTOGRÁFICA EM ESTÚDIO:

O que devo fazer para planejar a minha sessão fotográfica



Por: Wilson Costa

11/04/2024


As sessões fotográficas não são mais exclusivas para modelos. Cada vez mais pessoas buscam serviços de fotografia para preservar suas imagens e criar memórias físicas de momentos felizes.

No mundo pós pandemia é cada vez mais comum que famílias se reúnam em um estúdio de fotografias para registrar mais um ano de vida... a revelação do sexo de bebê que vem chegando... um intimista e romântico jantar para casal de(namorados, noivos e casados)... e muitas outras situações que antes reuniriam em celebrações, muitos amigos, se tornaram intimistas, com o objetivo de não deixar o momento sem um registro de qualidade para a posteridade.

Planejar uma sessão fotográfica é essencial para garantir resultados incríveis e uma experiência positiva tanto para o fotógrafo quanto para o fotografado. Aqui estão algumas dicas importantes para se preparar para uma sessão de fotos. Se você está prestes a ser fotografado pela primeira vez ou não tem muita experiência em posar para outras pessoas, aqui estão algumas dicas essenciais para se preparar:




A escolha do estúdio:


Antes de tudo, escolha um fotógrafo cujo estilo se alinhe ao que você procura. Explore o portfólio dele para entender melhor sua abordagem e preferências. Cada fotógrafo tem um estilo único, e encontrar alguém que compartilhe sua visão é fundamental.

Crie um Mood Board (Quadro de humor - Referências):


Use o Pinterest, pesquisa no google e outras redes sociais para criar um mood board com referências visuais. Isso ajudará o fotógrafo a entender seus gostos, poses desejadas e o ambiente que você imagina para as fotos. Além disso, o mood board auxilia na escolha do cenário da sessão ou o local local apropriado no caso de uma eventual sessão externa.

Faça perguntas. Comece entendendo o motivo das fotos e os motivos que te trouxeram até aqui. Isso te ajudará a definir o tom e o estilo das fotos. Pergunte também sobre a ambientação e as sensações que o fotógrafo quer transmitir e como ele deseja planejar o ensaio.

Comunique-se: No dia da sessão, não hesite em compartilhar suas ideias e preferências com o fotógrafo. A sessão é sua, e ele estará lá para direcioná-lo, mas suas sugestões são valiosas. Sinta-se à vontade para sugerir as poses que você gostaria de explorar.

Autoconhecimento:


Olhe-se no espelho e experimente diferentes poses. Conheça seu corpo e descubra quais ângulos funcionam melhor para você. Brinque com o cabelo, relaxe o rosto e imagine as expressões que deseja eternizar nas fotos. O fotógrafo com certeza irá valorizar as suas opiniões e lhe orientará para que o resultado seja o melhor possível.

Escolha o look e a Make:


Opte por roupas sólidas e neutras, evitando estampas chamativas. Adereços podem tornar suas fotos únicas. Além disso, looks bem cuidados facilitam o trabalho de pós-produção. Se a sessão for baseada em sua ideia, providencie os itens necessários. Caso o fotógrafo tenha uma visão específica, verifique se ele já possui as roupas e acessórios adequados ou se você mesma deverá providenciá-los.

A maquiagem perfeita não é necessariamente a mais pesada. Pondere nas cores muito fortes, a menos que essa seja realmente a proposta da sua sessão.

Lembre-se de que a comunicação aberta com o seu fotógrafo, sempre aclarando suas dúvidas, o planejamento cuidadoso, buscando entender o que realmente você procura, quais resultados são os esperados, contribuem para uma sessão fotográfica bem-sucedida. A sessão é uma oportunidade para expressar sua autenticidade. As referências são bem vindas para você ter um ponto de partida para iniciar o seu processo criativo.

Agora que já vimos o que podemos fazer para nos preparar para uma sessão fotográfica é só pôr a mão na massa e seguir todos passos direitinho.